Carnaval altera trânsito, rotina com atrações

A programação oficial de Carnaval teve início ontem, e nesta sexta-feira, a partir das 18h, os blocos de embalo desfilam na Avenida Alberto Braune, onde apenas nas arquibancadas, há 1.600 lugares para acompanhar os desfiles das agremiações.
 
Já na Praça Dermeval Barbosa Moreira estão programados show a partir das 19h até 1h.
 
No sábado, 10, os desfiles dos blocos de embalo começam às 15h e vão até às 20h.
 
A partir desse horário, os blocos de enredo Globo de Ouro, Raio de Luar, Imperador e Bola Branca se apresentam.
 
Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, as atrações musicais começam às 15h e prosseguem até às 19h, em formato de Matinê, e até uma da madrugada com outras bandas na sequência.
 
No domingo, a partir das 14h, mais Blocos de Embalo passam pela Avenida Alberto Braune.
 
O Desfile das Escolas de Samba está marcado para começar às 20h e terminar às 3h.
 
Vão se apresentar, em sequência, Alunos do Samba, Vilage, Saudade e Imperatriz de Olaria.
 
No mesmo dia, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, acontece o tradicional Concurso de Cães Fantasiados, das 14h às 16h, e logo em seguida o Concurso Municipal de Fantasia Infantil
 
As apresentações musicais vão ser a atração seguinte.
 
Na segunda e terça-feira de carnaval, os desfiles dos blocos de embalo começam às 16h e 15h, respectivamente.
 
Há apresentações musicais na Praça Dermeval Barbosa Moreira em ambos os dias, sempre a partir da tarde até às 2h.
 
Na segunda-feira, a partir das 20h, também é promovido o Concurso Gay do Carnaval.
 
Na quarta-feira de cinzas os campeões do carnaval são conhecidos durante a apuração das notas, a partir das 10h, no estádio Eduardo Guinle, em Olaria, com transmissão ao vivo da Nova Friburgo AM.
 
Quanto ao trânsito, a Avenida Alberto Braune está fechada desde o início da manhã de hoje, o que gerou surpresa e até mesmo reclamações da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL, que representa o comércio da cidade.
 
O órgão afirma que não recebeu nenhum comunicado, e a interdição já pela manhã pode trazer prejuízos às lojas.
 
O município ainda não se pronunciou sobre o assunto.
 
Já o itinerário de todos os ônibus que passam pelo local vai ser alterado a partir desta sexta-feira, 9, até a terça-feira, 13, passando pela Avenida Galdino do Vale Filho.
 
De fato, o Carnaval altera o trânsito em todo o Centro de Nova Friburgo.
 
As mudanças valem até a próxima terça-feira, 13, devido aos eventos programados para o Carnaval deste ano.
 
A Avenida Alberto Braune está totalmente interditada até a altura da Rua Duque de Caxias, desde a meia-noite desta sexta até o final desse período, assim como a Rua Monte Líbano, que vai ser fechada a partir das 16h.
 
As praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas ficam parcialmente interditadas, abrindo espaço para Guarda Municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal, assim como estacionamento de ambulância e veículos de serviços e apoio a infra-estrutura. 
 
O entorno das praças também é parcialmente fechado para veículos, permitindo apenas o acesso para moradores a partir das 16h.
 
Algumas ruas passam a ter duplo sentido de direção, e outras vão ter sentido invertido.
 
O itinerário dos coletivos também sofre mudanças durante o Carnaval, assim como a área destinada aos táxis, ao lado da Praça Getulio Vargas, próximo ao Centro de Turismo.
 
Os coletivos que atendem a Linha Sul vão ter o primeiro ponto de parada na Estação Livre, o segundo ponto na Escola Espaço Livre e o terceiro no Paissandú.
 
Já os da Linha Norte vão ter o Centro Médico como primeiro ponto de parada; A Escola Espaço Livre como segundo; O Edifício Itália como terceiro ponto; O Posto de Gasolina adiante como quarto e a Casa Mieli como quinto ponto de parada.
 
Também a partir desta sexta-feira, 9, somente o Lado Sul da Estação Livre, no Centro, vai estar liberado para embarque e desembarque de passageiros.
 
No sábado e domingo, dias de blocos de enredo e escolas de samba, algumas linhas vão receber reforços nos horários.
 
O usuário pode conferir as linhas contempladas através das redes sociais da concessionária.
 
Desde a meia-noite desta sexta-feira, a Rua Duque de Caxias, entre a Avenida Comte Bittencourt e a Rua Comandante Giusepe Mastrângelo, tiveram o sentido invertido, voltando ao normal à meia-noite de quarta-feira (14).
 
Nesse mesmo período, as Ruas Augusto Spinelli, Augusto Severo, Gonçalves Dias, Modesto de Mello e Leuenroth passam a operar em mão dupla.
 
Já as Ruas Farinha Filho, Monsenhor Miranda e Dante Laginestra sofrem interdição parcial, permitido acesso apenas a moradores a partir das 16h.
 
As Ruas Augusto Cardoso, Ariosto Bento de Mello, Fernando Bizzotto, Oliveira Botelho, Duque de Caxias, Moisés Amélio e Mac Niven também são parcialmente interditadas, permitido acesso apenas a moradores desde a meia-noite.
 
 

Michel Teló - Chocolate quente

João Bosco e Vinícius - Deixa a gente quieto

Melanina Carioca Part. Matheus e Kauan - Vai que cola

Thiaguinho - Vamo que vamo

Maria Cecília e Rodolfo - Depois da briga

Nando Reis - Sei

Maiara e Maraísa - Medo bobo

Wesley Safadão Part. Ivete Sangalo - Parece que o vento

Zé Neto e Cristiano - Sonha comigo

Exaltasamba - O mundo tá girando