Desfile Cívico e shows celebram 200 anos de Nova Friburgo

Um planejamento amplo foi montado pelo município para os dois principais eventos pelos 200 anos de Nova Friburgo: o Desfile Cívico-Militar, na Avenida Alberto Braune, nesta quarta-feira, 16, e o evento realizado na Ceasa, em Conquista.
 
Detalhes como segurança, fechamento de ruas e disponibilidade de transporte público receberam atenção especial.
 
Durante o desfile na Alberto Braune, a partir das 8h desta quarta-feira, 16, 62 banheiros químicos ficam à disposição do público, e containeres para descarte de lixo foram instalados na Alberto Braune e praças Demerval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, até a Rua Sete de Setembro.
 
Setenta seguranças privados vão atuar em conjunto com a Polícia, que vai ter 80 agentes a pé, distribuídos em pontos estratégicos, além de seis motopatrulhas, oito viaturas e 25 militares com bicicletas.
 
De acordo com o município, não vai ser permitida a ação de ambulantes sem credenciamento, sob risco de ter as mercadorias apreendidas.
 
O procedimento também vai ser adotado durante os shows na Ceasa, em Conquista.
 
Devido ao desfile, várias ruas do Centro da cidade vão ser interditadas e outras vão ter duplo sentido de direção.
 
A Avenida Alberto Braune, que desde as primeiras horas desta terça não recebe ônibus, fica totalmente interditada a partir da meia-noite do dia 16, sendo liberada ao tráfego de veículos a partir das 17h.
 
Já a Praça Dermeval Barbosa Moreira vai ter a vaga destinada a ambulâncias e viaturas, ao lado do relógio digital interditada a partir da meia-noite.
 
Na Praça Getúlio Vargas vai haver interdição parcial para acesso de veículos em todo o entorno.
 
A Rua Monte Líbano vai interdição total a partir das 16h, em toda a extensão.
 
A Rua Farinha Filho vai ter interdição parcial no trecho entre a Rua Augusto Spinelli e Praça Getúlio Vargas.
 
Já na Rua Monsenhor Miranda a interdição vai ser parcial no trecho entre a Augusto Spinelli e a Praça Getúlio Vargas, permitindo o acesso apenas a moradores a partir da meia-noite.
 
Na Rua Dante Laginestra, a interdição também é parcial.
 
As ruas Augusto Cardoso, Ariosto Bento de Mello, Fernando Bizzotto, Oliveira Botelho e Duque de Caxias vão ser parcialmente interditadas entre a José Eugênio Müller e Alberto Braune.
 
A Rua Moisés Amélio terá interdição total, permitindo acesso apenas a moradores a partir de meia-noite.
 
Já a Rua Mac Niven vai ser totalmente interditada, enquanto a Augusto Spinelli fica com duplo sentido de direção entre a Farinha Filho e a Monte Líbano.
 
O itinerário dos coletivos também vai ser alterado a partir desta terça (15).
 
As linhas que ligam o Centro a região sul vão ter o primeiro ponto na Estação Livre, depois na Avenida Galdino do Valle, em frente a Escola Espaço Livre, e na Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, no Paissandu.
 
As linhas com destino a região norte e zona rural vão ter pontos de parada na Avenida Santos Dumont, em frente ao Centro Médico, Escola Espaço Livre; na Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, em frente ao Edifício Itália; na Avenida Comte Bittencourt, em frente ao posto Carestiato e na Avenida José Ruiz Boléia, em frente a antiga Casa Miele.
 
Para a festa de Conquista, a concessionária vai disponibilizar coletivos partindo da Estação Livre em direção à Ceasa a cada 30 minutos, utilizando as linhas Centro x Conquista e Centro x São Lourenço.
 
A partir das 18h de cada, esses itinerários são  reforçados, com partida a cada 20 minutos até o horário de início do show.
 
A partir da contagem dos passageiros que vão desembarcar, a empresa vai disponibilizar a quantidade de ônibus para o retorno.
 
O ponto de embarque e desembarque vai ser ao lado do Galpão da Ceasa.
 
O preço vai ser o mesmo praticado em dias regulares, ou seja, R$ 3,95.
 

Michel Teló - Chocolate quente

João Bosco e Vinícius - Deixa a gente quieto

Melanina Carioca Part. Matheus e Kauan - Vai que cola

Thiaguinho - Vamo que vamo

Maria Cecília e Rodolfo - Depois da briga

Nando Reis - Sei

Maiara e Maraísa - Medo bobo

Wesley Safadão Part. Ivete Sangalo - Parece que o vento

Zé Neto e Cristiano - Sonha comigo

Exaltasamba - O mundo tá girando