Deprecated: Non-static method JSite::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/radiofriburgoamc/public_html/site/templates/nova_friburgo_13/classes/ArtxContentSingleArticle.php on line 41

Deprecated: Non-static method JApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/radiofriburgoamc/public_html/site/includes/application.php on line 536

Após dois dias, Correios encerram greve na maior parte do país

Parte da paralisação terminou no fim da tarde desta terça-feira (13), após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinar que os empregados precisam pagar parte do plano de saúde, exigindo ainda a volta ao trabalho de 80% dos carteiros.
 
Contrariada, a Federação admite o fim da greve nacional, mas defende que o Tribunal pode ter aberto um “precedente perigoso” para outras categorias, entendendo que um acordo coletivo foi ferido.
 
A Federação argumenta que o TST julgou uma cláusula social como sendo uma “questão econômica, sem que houvesse comum acordo entre as partes.
 
Apesar das críticas, reconhece que houve “recuo mínimo” do TST ao permitir manter pais e mães dos empregados no plano de saúde até 2019, com base nas regras antigas.
 
A Federação diz que o estado de greve está mantido, e a categoria pode interromper o trabalho a qualquer momento “contra a privatização”.
 
A campanha salarial da categoria deve começar em julho.
 
Balanço dos Correios indicava que 24 dos 32 sindicatos de trabalhadores da empresa que aderiram à greve já tinham decidido pelo retorno ao trabalho às 18h da terça-feira.
 
Em Nova Friburgo os serviços devem retomados de maneira normal após reunião do Sindicato Estadual da categoria, marcada para hoje.
 
Desde segunda-feira, a unidade do município opera com apenas 30% do efetivo, priorizando o sistema de entregas.